Diante desse quadro faz-se indispensável que a Escola como instituição promotora de conhecimento também precisa oferecer sua parcela de contribuição e participação na mudança de valores, atitudes e de comportamentos no trânsito junto a comunidade escolar, já que estes estudantes de alguma maneira exercem algum tipo de ação no trânsito seja como: pedestres, ciclistas, passageiros em veículos ou motocicletas e futuramente condutores.
Um dos principais recursos para assegurar o direito a um trânsito seguro e consciente é uma educação preventiva, sensibilizadora e transformadora que desperte a reflexão coletiva e uma diferente postura. Assim a Escola Estadual Vespasiano Martins, localizada no Distrito de Quebra Coco – município de Sidrolândia desenvolveu a elaboração e execução do Projeto: “Trânsito Consciente”, visando promover o educar e transformar os valores e atitudes em todos os níveis de Educação Básica nas etapas do Ensino Fundamental, Ensino Médio, o EJA e a comunidade, com o objetivo de possibilitar a mudança de comportamento e atitude no trânsito, conscientizando a comunidade escolar para que os mesmos conheçam e respeitem as leis de trânsito e que dessa forma previnam acidentes e preservem o bem mais precioso que temos: a vida.
Este projeto foi desenvolvido no ano de 2010 de modo multidisciplinar envolvendo a comunidade escolar. Os trabalhos foram direcionados com elaboração de cartazes, maquetes, faixas, apresentações em Power Point e Movie Maker realizadas pelos estudantes baseados em fotonovelas, Palestra com Polícia Militar, teatros, músicas e construção de placas de sinalização.
A programação e o desenvolvimento do projeto foram realizados nos turnos matutino, vespertino e noturno, finalizando com apresentações dos trabalhos executados e passeata nas ruas do Distrito do Quebra Coco.
É importante relatar que na elaboração e execução dos trabalhos realizados apenas foram utilizados recursos tecnológicos como: máquina fotográfica, Power Point, Movie Maker e Paint, associando a criatividade e desempenho dos estudantes envolvidos.
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